A JUMENTA DE BALAÃO
Viajando pelo deserto por uns quarenta anos, os israelitas venceram muitas guerras contra cidades fortes. Agora, eles estavam perto de um lugar chamado Moabe. O rei de Moabe, que se chamava Balaque, ficou com medo de lutar contra os israelitas e perder. Por isso, ele pediu para um homem chamado Balaão vir para Moabe e falar que ia acontecer algo bem ruim com os israelitas.
Mas Jeová disse para Balaão:
— Não fale nada de ruim contra os israelitas.
Por isso, Balaão não foi para Moabe. Daí, o rei Balaque mandou outra mensagem para ele, dizendo:
— Se você vier, eu prometo que dou tudo o que você quiser.
Mesmo assim, Balaão não foi para Moabe. Mas Jeová disse para ele:
— Você pode ir, mas só fale o que eu mandar.
Então, Balaão montou em sua jumenta e viajou para Moabe. Mas decidiu que ia falar algo mau contra os israelitas. Por isso, durante a viagem, um anjo apareceu na estrada. Balaão não conseguia ver o anjo, mas sua jumenta conseguia. Para se desviar do anjo, a jumenta saiu da estrada e Balaão bateu nela. Mais para frente, o anjo apareceu de novo. Quando a jumenta tentou se desviar do anjo, ela se espremeu contra um muro e apertou o pé de Balaão no muro. Ele bateu nela de novo. Daí, o anjo apareceu mais uma vez. Só que dessa vez a jumenta não conseguiu se desviar. Por isso, ela deitou no meio da estrada. Então, Balaão bateu na jumenta mais uma vez.
Nessa hora, Jeová fez a jumenta falar. Ela perguntou para Balaão:
— Por que você está me batendo?
— Porque você está me fazendo passar vergonha. Se eu tivesse uma espada aqui, eu ia te matar!
— Você sempre montou em mim, não é? Eu já fiz isso com você antes?
Aí, Jeová deixou Balaão ver o anjo. O anjo disse:
— Jeová avisou que você não devia falar nada de ruim contra Israel, não foi?
— Eu errei. Vou voltar para casa.
— Você pode ir para Moabe. Mas só fale o que Jeová mandar.
Será que Balaão aprendeu a lição? Não. Quando chegou em Moabe, ele tentou dizer que coisas ruins iam acontecer com os israelitas. E tentou fazer isso três vezes. Mas Jeová fez Balaão dizer que iam acontecer coisas boas com os israelitas. Depois, quando os israelitas invadiram Moabe, Balaão foi morto. Teria sido muito melhor se Balaão tivesse obedecido a Jeová desde o começo, não acha?
“Resguardem-se de todo tipo de ganância, porque, mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” — Lucas 12:15
Comentários
Postar um comentário